Orçamento Participativo
Circuito da Gândara - Domus Nostra
Proposta do Clube Domus Nostra

Com a crescente procura de espaços para a prática de exercício físico, ocorrida nos últimos tempos, principalmente no nosso concelho e em particular na nossa localidade, ficou demostrada a falta de espaços para que o mesmo de faça com qualidade e sobretudo em segurança.
Por outro lado, a elevada participação de jovens nas atividades promovidas regularmente pela nossa associação, levam a que diariamente dezenas de familiares se desloquem às nossas instalações, ficando a aguardar dentro das viaturas ou fazendo pequenas caminhadas no largo da feira.
Perante estes dois fatos, surge a ideia de concorrer ao orçamento participativo no ano de 2021, com a proposta de criação de um circuito pedonal urbano com uma box de aquecimento e de Crossfit, para além da instalação de um campo de Padel, enquadrado nas instalações do Domus Nostra.
Local: Portomar | Votar na Proposta
Pedalar em segurança
Enquanto professora de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de escolas de Mira, venho em representação da turma do 8º E propor o projeto desta turma.
Este projeto consiste na criação de uma ciclovia que permitiria os alunos deslocarem-se para a escola em bicicleta de uma forma segura. De facto, nos dias de hoje torna-se importante minimizar o uso de transportes emissores de dióxido de carbono e contribuir para o uso de energias limpas. Contudo, são centenas de pais que diariamente se deslocam de carro para levar e buscar os seus filhos à escola, emitindo uma grande quantidade de poluição na nossa atmosfera.
Também não podemos negar a falta de responsabilidade que atribuímos aos jovens de hoje, infantilizando-os constantemente. Devemos poder confiar mais neles e permitir que eles possam ir para a escola sozinhos, mas para isso tem de haver condiçoes para que o trajeto se faça em segurança.
Além do mais, é urgente colocar a juventude em movimento de forma a lutar contra a obesidade infantil.
Idealmente, esta pista iria abranger todas as freguesias do Concelho, mas tendo em conta o limite do orçamento, o projeto irá limitar-se à construção de uma ciclovia que iniciará junto à escola primária de Portomar e irá ligar ao centro de Mira. Posteriormente, poderá prolongar-se até àEscola Secundária de Mira, passando pela EB2.
A proposta é que a Pista seja marcada nas vias por um perculso alternativo à N109 nomeadamente pela Rua da Encarnação, Rua Nova, Rua dos Galitos, Rua Regente Rei e Rua do Chãozinho ou outro que o Municipio entenda ser o mais adequado.
Local: Portomar - Mira | Votar na Proposta
Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu
Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu

Com a presente candidatura ao Orçamento Participativo de Mira 2021, a Associação de Melhoramentos e Cultura de Carromeu pretende criar o Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu, na zona do polidesportivo da localidade e na sua envolvência.
Este projeto visa o fortalecimento dos laços familiares, bem como o incentivo ao exercício físico sem custos, ao ar livre e a desfrutar do espaço natural em que o parque será inserido.
Em Carromeu assiste-se diariamente a grupos de pessoas de várias gerações (habitantes locais e das localidades vizinhas) a praticarem as suas caminhadas. O polidesportivo é frequentado regularmente por jovens e, próximo desta zona, existe o espaço de treinos da equipa de combate do Lagonense FC. Por outro lado, nos períodos mais quentes, é normal ver visitantes do nosso concelho a pararem nesta zona para fazer o seu piquenique nas mesas ali existentes. Neste sentido, torna-se importante requalificar esta zona, de modo a criar melhores condições a quem dele usufrui com regularidade ou pontualmente e, desta forma, tornar este espaço num local de interesse no nosso concelho.
Deste modo, com este projeto, pretende-se criar vários equipamentos destinados à prática desportiva, de exercício físico e do fitness, todos ao ar livre e com vista ao bem-estar pleno de todos os cidadãos, ao entretenimento e convívio de várias gerações, ao reforço de laços familiares e, de forma especial, à promoção do envelhecimento ativo:
• Melhoramentos no Polidesportivo, nomeadamente em termos de arranjos e pintura dos muros limitadores do equipamento, renovação do piso e marcação do campo de jogos, substituição de balizas, substituição e reforço da rede nos topos do equipamento e arranjo do portão de acesso;
• Criar mais e melhores condições para a prática desportiva, criando percursos pedonais com circuito de manutenção e com a instalação de vários equipamentos destinados à prática do exercício físico de fitness ao ar livre;
• Requalificação da zona da fonte com colocação de uma pérgula de ensombramento e de bancos;
• Criação de uma zona de churrasqueira e zona de mesas de piquenique, com respetivos equipamentos;
• Renovação do espaço verde e plantação de árvores.
Em síntese, pretende-se requalificar este espaço, tornando-o mais atrativo em termos desportivos e de lazer, para todas as idades e géneros e de referência no concelho. Um espaço desportivo, renovando o polidesportivo existente – que requer intervenção urgente, promovendo a saúde e bem-estar da população local e localidades vizinhas com a criação de novas valências e atrativos para a prática desportiva. Por outro lado, um espaço de lazer, tornando-o mais acolhedor a quem visita o concelho de Mira e criando condições para o descanso e o convívio familiar ou de grupos de pessoas.
Local: Carromeu | Votar na Proposta
SkatePark Público
Esta proposta ambiciona criar um Skatepark público na Praia de Mira. O objetivo é construir um equipamento para usufruto de todas as pessoas, sendo um espaço para a prática de desporto, mas também uma zona que pode ter utilização pública para outros fins.
Com a construção deste equipamento é suprida uma lacuna enorme na oferta turística de espaços alternativos de utilização pública no nosso Concelho. Todo o projeto respeita o ambiente e a identidade do nosso Concelho. Pretendemos adaptar este equipamento ao meio ambiente, respeitando toda a envolvente e os obstáculos a construir terão em atenção as nossas principais marcas, tendo mesmo formatos similares aos nossos símbolos (ex. barco, etc).
A área de ocupação pretendida é sensivelmente de 400 metros quadrados, e o local a construir este equipamento é junto ao mini campo da UEFA perto da Barrinha, apresentando como alternativa a urbanização municipal da Videira Norte, ambos espaços públicos e de utilização coletiva. A área disponível naquela zona neste momento, é muito superior à área a ocupar pelo que permite a sua implementação.

obstáculos a criar:
1- halfpipe ou minirampa ( obstáculo principal para praticar skate de transição )
2- incline
3- pirâmide
4- escadas de 5 degraus com rail(ferro redondo) no centro e caixa (curb) nos dois lados
5- rampa para curb
6- rampa para rail
7- manual pad
8-curb e rail de chão
9- quarter pipe ( metade de um halfpipe numa das extremidades do skatepark)
Local: Praia de Mira | Votar na Proposta
Bike Mira
Com esta proposta pretende-se estimular a utilização de bicicletas como forma de transporte e ao mesmo tempo incentivar a população em geral na prática de exercício físico.

Todos os dias somos confrontados com a necessidade protegermos o meio ambiente e de reduzir o consumo de combustíveis fósseis. Aliando esta necessidade à vida sedentária que temos, a utilização de bicicleta é a solução ideal.

Queremos que as Bicicletas façam parte do quotidiano das pessoas, que sejam usadas nas suas deslocações, que as utilizem para conhecer o Concelho, mas acima de tudo que as usem como alternativa a meios de transporte poluentes

Objectivos:
- Implementação de um sistema de partilha de bicicletas ao longo da pista ciclo pedonal e se possível estender a outras aldeias do concelho;
- Colocação de vários suportes para estacionamento de bicicletas em vários pontos do concelho;
- Colocação de sinalética adequada;
- Criação de plano de comunicação para divulgação do projeto.
Local: Todo o Concelho | Votar na Proposta
Caminhar e Brincar Juntos
A população mirense é uma população duplamente envelhecida. Primeiro porque com o aumento da qualidade de vida existem mais pessoas idosas, segundo porque com a diminuição da natalidade há menos crianças e jovens. Este facto verifica-se, pois, o índice de envelhecimento no concelho de Mira é superior à média nacional (Mira: 226 idosos por cada 100 jovens; Nacional: 177 idosos por cada 100 jovens). São múltiplos os desafios que se apresentam à população idosa. Estes desafios poderão ser reduzidos ou ser facilitados se conseguirmos manter um envelhecimento ativo/saudável e durante a nossa vida possamos manter hábitos saudáveis tais como caminhadas, alimentação cuidada, etc. Por outro lado, é igualmente importante criar condições nas nossas localidades onde as famílias se sintam acolhidas e felizes de forma a atrair população jovem para estas localidades.
Foi conhecendo a realidade destes lugares da nossa freguesia que desenvolvemos algumas propostas para melhorar a qualidade e as condições de vida tanto da população idosa como da população ativa e jovem. Assim, este projeto constitui-se como uma catapulta para promoção de uma melhoria de qualidade de vida e adoção de um estilo de vida ativo e saudável nos territórios do Colmeal, Lentisqueira e Corujeira, aldeias do concelho de Mira. Todos beneficiam deste projeto pois, através dele e de forma segura, seguindo as normas da DGS para o COVID-19 poderão realizar caminhadas em segurança, proporcionar momentos de lazer em família e estimular a criatividade das crianças e jovens.
O objetivo geral do projeto é proporcionar às famílias, crianças, jovens, adultos e idosos uma melhoria de qualidade de vida, promoção de um estilo de vida mais saudável e criação de momentos de lazer e diversão em família. Ou seja, pretendemos melhorar a qualidade de vida das pessoas através da promoção do exercício físico, da criação de momentos ao ar livre e divertidos em família, levar as pessoas até locais seguros onde possam realizar exercício físico, mas também, onde levar as crianças para brincar. Isto, porque com a pandemia verificámos a escassez desta tipologia de lugares.
Com este projeto pretendemos unir todas as gerações, de todas as idades e de todas as aldeias em torno do exercício físico e da promoção de um estilo de vida saudável.
Percebemos com a pandemia que fazem falta locais ao ar livre, que sejam alternativas aos videojogos, à televisão, à internet e até ao computador. Acreditamos que já estamos todos um pouco cansados de realizar exercício físico em frente a um ecrã e até as crianças de jogar com bonecos puramente fictícios. Ou seja, fazem falta lugares onde se possa estimular a socialização entre diferentes pessoas, de diferentes localidades e de diferentes gerações em segurança e segundo as normas da DGS. Sabemos que já não é seguro jogar futebol na estrada, mas queremos que seja seguro brincar na rua.
Este projeto tem como objetivo específico, incentivar estilos de vida saudável e combater o sedentarismo. Assim, pretendemos estimular o exercício físico através da realização de caminhadas/corridas, utilização de máquinas de fitness e do parque infantil por forma a que as famílias, crianças, jovens, adultos e idosos criem hábitos e rotinas saudáveis que a longo prazo trarão benefícios à sua vida (mais saudável e saúde melhorada). Este projeto vai também trazer para toda a população os benefícios da realização de exercício físico e de diversão ao ar livre tais como: melhorar a memória, a disposição física e mental, aumentar a concentração, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade de sono.
Outro objetivo específico deste projeto é melhorar as condições do percurso, nomeadamente identificar, sinalizar (verticalmente e horizontalmente), pavimentar e iluminar os percursos e parques infantis e geriátricos que vão conectar os lugares do Colmeal, Lentisqueira e Corujeira. Até agora as pessoas usaram estradas e caminhos agrícolas com bermas irregulares e desajustadas a estas práticas. A colocação das máquinas de fitness ao ar livre será como complemento das caminhadas/corridas para fortalecimento muscular. A colocação da torre do parque infantil ao ar livre irá possibilitar às famílias momentos de diversão e um local seguro onde levar as crianças para brincarem, correrem, jogarem, etc.
Local: Colm. Lentis. Coruj. | Votar na Proposta