Orçamento Participativo

O Projeto de Investimento e manutenção de Parque de Merendas Público da Sagrada Família que se baseia na requalificação do Parque de Merendas Público da Sagrada Família na Praia de Mira, foi o grande vencedor do Orçamento Participativo de 2023.

O objetivo desta proposta insere-se no estímulo à preservação e requalificação de espaços já existentes como é o caso, e respeita totalmente o objetivo de adequar as políticas públicas municipais com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Investir e manter este equipamento, permite oferecer uma melhoria direta para todas as pessoas, sendo um espaço ao ar livre, de lazer, que permite piqueniques e tomar refeições, sendo sempre de utilização pública livre.

Nesta edição, estiveram a votação 2 projetos, dos quais, o projeto submetido pelo requerente Adolfo José Ribeiro Maçarico saiu vencedor, seguido do projeto do Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu, proposto pela Associação de Melhoramentos e Cultura de Carromeu.

A Câmara Municipal agradece o empenho e dedicação dos vários proponentes, bem como a todos os que participaram no processo de votação.

 

Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu
Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu

Como acreditamos ser uma mais valia para a localidade e principalmente para a população local e das aldeias vizinhas, a Associação de Melhoramentos e Cultura de Carromeu volta este ano, a promover e a formalizar a candidatura do “Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu” ao Orçamento Participativo de Mira, no sentido de requalificar e beneficiar a zona do polidesportivo de Carromeu e a sua envolvência.

Em síntese, esta candidatura será um forte contributo para a associação conseguir realizar o projeto pretendido. Com esta intervenção, este espaço ficará mais atrativo em termos desportivos e de lazer, para todas as idades e géneros e um futuro parque de referência no concelho.

Será um espaço desportivo, renovando o polidesportivo existente (que requer intervenção urgente), promovendo a saúde e bem-estar da população local e localidades vizinhas com a criação de novas valências e atrativos para a prática desportiva. Por outro lado, um espaço de lazer, tornando-o mais acolhedor a quem visita o concelho de Mira e criando condições para o descanso e o convívio familiar ou de grupos de pessoas.
Local: Carromeu
Investimento e manutenção de Parque de Merendas Público da Sagrada Família
Pretendo requalificar o Parque de Merendas Público da Sagrada Família na Praia de Mira. Apresento esta proposta ao Orçamento Participativo 2023 respeitando na íntegra o seu regulamento, estando inserido no ponto 1 do artigo 8.º sendo um investimento de requalificação e manutenção de um espaço público e de usufruto totalmente livre e coletivo.
Um dos objetivo insere-se no estímulo à preservação e requalificação de espaços já existentes como é o caso, e respeita totalmente o objetivo de adequar as políticas públicas municipais com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Investir e manter este equipamento, permite oferecer uma melhoria direta para todas as pessoas, sendo um espaço ao ar livre, de lazer, que permite piqueniques e tomar refeições, sendo sempre de utilização pública livre.
Com a requalificação deste equipamento o Concelho de Mira e a localidade da Praia de Mira corrigem a necessidade de terem melhores ofertas turísticas em espaços de ambiente e lazer. O projeto respeita o meio ambiente e a identidade do nosso Concelho, utilizando materiais sustentáveis e amigos da natureza.
A área de ocupação pretendida será definida pelas entidades públicas gestoras do espaço, mas está localizada entre o parque de campismo Orbitur (Norte), Floresta (Oeste), estrada florestal (Este) e estrada de acesso ao “segundo paredão” (Sul), o investimento e manutenção destina-se somente a equipamentos públicos, reiterando que o espaço é público e de utilização coletiva. A área disponível naquela zona neste momento, é muito superior à área a ocupar pelo que permite a sua implementação.
Os equipamentos a investir, manter e requalificar serão:
- Organização e definição do espaço; Colocação de vedações; Manter e investir em mesas; Manter e investir em bancos; Manter e investir em caixotes de lixo; Sinalética de identificação e regulamentação do local; Criação de locais de água; Definição dos principais percursos; Criação de um espaço central de apoio ao parque com valências diversas a definir com as entidades públicas que gerem o equipamento.
Todos os equipamentos a colocar serão de materiais reciclados, podendo usar plástico e madeira, mas respeitando sempre a sustentabilidade.
É do conhecimento público que os preços atualmente das matérias-primas sofrem alterações significativas em períodos de tempo curtos, pelo que estes investimentos carecem de verificação antes da adjudicação final de forma a saber as quantidades que são possíveis investir com 50 mil euros, embora no dia de hoje tenhamos noção do que daria para implementar, esgotando totalmente esta verba.
Local: Praia de Mira