Orçamento Participativo
ListaFinalLista Final de Propostas ao Orçamento Participativo 2022
Saúde na Gândara - Domus Nostra
Em 2021 submetemos ao orçamento participativo da CMM um projeto intitulado “Circuito da Gândara”, projeto esse que ficou em 2º lugar, não recolhendo assim a preferência da maioria dos mirenses que participaram na edição passada do orçamento participativo municipal. No entanto os mais de 4 centenas de votantes no nosso projeto, são razão mais que suficiente para que o reformulemos e o coloquemos novamente ao escrutínio de todos.
Com a crescente procura de espaços para a prática de exercício físico, ocorrida nos últimos tempos, principalmente no nosso concelho e em particular na nossa localidade, ficou demostrada a falta de espaços para que o mesmo de faça com qualidade e sobretudo em segurança.
Por outro lado, a elevada participação de jovens nas atividades promovidas regularmente pela nossa associação, levam a que diariamente dezenas de familiares se desloquem às nossas instalações, ficando a aguardar dentro das viaturas ou fazendo pequenas caminhadas no largo da feira.
Perante estes dois fatos, surge a ideia de concorrer ao orçamento participativo no ano de 2022, com a proposta de criação de um espaço desportivo público e de utilização gratuita, que contempla uma box de aquecimento e outra de Crossfit, para além da instalação de um campo de Padel, a construir em terrenos públicos adjacentes às instalações do Domus Nostra.
Local: Portomar | Votar na Proposta
Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu
Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu

Com a presente candidatura ao Orçamento Participativo de Mira 2021, a Associação de Melhoramentos e Cultura de Carromeu pretende criar o Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu, na zona do polidesportivo da localidade e na sua envolvência.
Este projeto visa o fortalecimento dos laços familiares, bem como o incentivo ao exercício físico sem custos, ao ar livre e a desfrutar do espaço natural em que o parque será inserido.
Em Carromeu assiste-se diariamente a grupos de pessoas de várias gerações (habitantes locais e das localidades vizinhas) a praticarem as suas caminhadas. O polidesportivo é frequentado regularmente por jovens e, próximo desta zona, existe o espaço de treinos da equipa de combate do Lagonense FC. Por outro lado, nos períodos mais quentes, é normal ver visitantes do nosso concelho a pararem nesta zona para fazer o seu piquenique nas mesas ali existentes. Neste sentido, torna-se importante requalificar esta zona, de modo a criar melhores condições a quem dele usufrui com regularidade ou pontualmente e, desta forma, tornar este espaço num local de interesse no nosso concelho.
Deste modo, com este projeto, pretende-se criar vários equipamentos destinados à prática desportiva, de exercício físico e do fitness, todos ao ar livre e com vista ao bem-estar pleno de todos os cidadãos, ao entretenimento e convívio de várias gerações, ao reforço de laços familiares e, de forma especial, à promoção do envelhecimento ativo:
• Melhoramentos no Polidesportivo, nomeadamente em termos de arranjos e pintura dos muros limitadores do equipamento, renovação do piso e marcação do campo de jogos, substituição de balizas, substituição e reforço da rede nos topos do equipamento e arranjo do portão de acesso;
• Criar mais e melhores condições para a prática desportiva, criando percursos pedonais com circuito de manutenção e com a instalação de vários equipamentos destinados à prática do exercício físico de fitness ao ar livre;
• Requalificação da zona da fonte com colocação de uma pérgula de ensombramento e de bancos;
• Criação de uma zona de churrasqueira e zona de mesas de piquenique, com respetivos equipamentos;
• Renovação do espaço verde e plantação de árvores.
Em síntese, pretende-se requalificar este espaço, tornando-o mais atrativo em termos desportivos e de lazer, para todas as idades e géneros e de referência no concelho. Um espaço desportivo, renovando o polidesportivo existente – que requer intervenção urgente, promovendo a saúde e bem-estar da população local e localidades vizinhas com a criação de novas valências e atrativos para a prática desportiva. Por outro lado, um espaço de lazer, tornando-o mais acolhedor a quem visita o concelho de Mira e criando condições para o descanso e o convívio familiar ou de grupos de pessoas.
Local: Carromeu | Votar na Proposta
Padel
A Associação Cultural e Recreativa Seixo Mira, vem por este meio apresentar a proposta Padel To You, que se baseia na construção de um campo de padel ao ar livre, alargando assim a oferta desportiva gratuita oferecida aos munícipes de Mira, e logo de uma modalidade em crescimento, sendo esta uma nova valência no concelho.

A promoção da vida-ativa e da prática de desporto deve estar cada vez mais presente no dia-a-dia. Com agendas dos adultos cada vez mais ocupadas e com as prioridades dos mais jovens centradas muitas vezes noutras atividades, devemos criar condições para a prática de atividade física variada e de forma gratuita. A prática de desporto, para além da melhoria do bem-estar físico e de redução do risco de algumas doenças, promove também a saúde mental, diminuindo os níveis de stress e ansiedade.

Ao nível do desporto, temos visto a nível nacional um gradual crescimento de várias modalidades que começam a gerar cada vez mais interesse e, em resultado, cada vez mais participantes e adeptos. Vemos esse interesse e crescimento explanado no nosso concelho, onde para além do Futebol 11, vemos, de entre outras, o crescimento de modalidades como o Futsal, o Basket, a Patinagem. É por isso oportuno a criação de novas facilidades que promovam a prática de desporto.

Nesse sentido, o Padel é uma modalidade relativamente nova no nosso contexto, e é uma dessas modalidades que tem atraído cada vez mais desportistas, mais interesse por parte de população que procura campos para poder praticar esta atividade desportiva. O Padel é um desporto que envolve duas equipas de dois jogadores que têm como objetivo fazer cair uma bola no campo do adversário e, ao mesmo tempo, evitar que a mesma bola caia no seu campo, utilizando para o efeito uma raquete.
Local: Cabeças Verdes | Votar na Proposta